BOM DIA TODAS AS CORES
O BAÚ DA CAMILINHA
Fonte: Bom dia todas as cores - O baú da Camilinha, 2017. Ver no site oficial.
VAMOS COLORIR ?
PEÇA AJUDA!
APRENDENDO MAIS
O camaleão é um réptil que tem como principal característica a mudança de cor, mas não são todos os camaleões que podem fazer isso, sabia? Esse animal não pertence a fauna do Brasil.
Mas por aqui existe um réptil bem conhecido, o chamado Teiú, um lagarto que pode ter até um metro e meio de comprimento e ficar bem grande. Ele possui mandíbulas bem fortes e resistentes, geralmente quando filhotes possuem uma cor esverdeada, e conforme se tornam adultos vão ficando com uma cor acinzentada.
Além dos diferentes animais e suas infinitas cores, que existem na fauna brasileira, podemos encontrar uma coloração bem diversa também na flora.
A flora é composta por todas as espécies de vida vegetal. Pode ser uma flor, uma árvore, ou uma planta. Existe flora em todos os lugares, já reparou se há alguma planta na sua casa, na rua onde você mora ou na sua escola?
Então há flora. Basta que você olhe com atenção, conheça o nome delas para pesquisar e verificar se pertencem à flora da nossa região.
Você tem o hábito de observar as plantas que existem no ambiente? Sabia que em meio a essas áreas naturais das cidades, é possível realizar muitas brincadeiras?
Assim como o camaleão, e se você passear pelo meio ambiente, em um lugar repleto de plantas e árvores, em busca das cores existentes nos elementos da natureza? Vamos?
HORA DE BRINCAR
CAÇANDO CORES
(ADAPTADA DO ROTEIRO - SER CRIANÇA NATURAL - CAÇA CORES DA NATUREZA)
Para começar será necessária a construção do seu material, vai precisar de:
Revistas; folhas brancas, lápis de colorir, régua, lápis preto e tesoura sem ponta.
Você irá recortar pequenos quadrados coloridos, utilizando as folhas das revistas,
eles poderão ter 5 cm de tamanho em cada lado,
e deverão ser de cores distintas.
Se por acaso não tiver revistas em sua casa ou não conseguir encontrar nelas folhas coloridas, irá recortar pequenos quadrados nas folhas brancas, que podem medir 5 cm em cada lado. E irá colorir cada quadrado com uma cor diferente, poderá utilizar também várias tonalidades da mesma cor, por exemplo: verde-escuro, verde-claro, verde-limão, verde-folha.
Utilize as cores que preferir, mas tente ao menos ter em seu conjunto: verdes, marrons, amarelos, azuis, preto, rosa, vermelho e laranja.
DICA: esses quadrados poderão ser guardados para que você utilize em outros momentos, então poderá colá-los em pedaços de papelão, que serão recortados no mesmo tamanho, 5 cm em cada lado. Isso aumentará a durabilidade deles.
Estando com seus cartões coloridos preparados, você precisará escolher um lugar para observação, pode ser no quintal da sua casa ou uma ida ao parque,
em algum local com vasta área natural.
Você poderá brincar de duas maneiras diferentes:
Primeira - durante uma caminhada pelo lugar.
Nesta etapa, escolha um cartão de uma cor,
e procure por algum elemento que tenha uma cor muito semelhante, quase idêntica.
Coloque o seu cartão bem próximo a esse elemento, embaixo, em cima ou ao lado,
e veja se as cores são parecidas ou iguais.
Segunda - escolha apenas uma área.
E nesse lugar procure por vários elementos com a mesma cor ou de cores semelhantes. Contabilize quantos verdes, quantos marrons, amarelos, laranjas.
Faça isso com vários cartões coloridos e você encontrará muitos elementos, folhas, flores, galhos, pedras, troncos… Perceberá que cada um tem suas características, além das cores.
Também pode pedir a um adulto que fotografe as suas descobertas,
colocando o cartão ao lado do elemento encontrado.
E quando estiver em casa voltará a observar as características através das fotos.
Lembre-se de guardar os seus cartões, para que possa utilizá-los novamente,
sempre que for passear em algum local com bastante área verde, leve-os,
e repita a brincadeira, em cada lugar diferente encontrará elementos distintos.
Até mesmo olhando para o céu é possível encontrar muitas cores da natureza.