top of page

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental visa contribuir para a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica. Esta compreensão só é possível a partir do entendimento de que o ser humano é parte integrante do meio em que vive.

Para isso, o Semasa, a partir da Lei Municipal 7.733/1998, que instituiu a Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental da cidade, conta com a sua Gerência de Mobilização e Educação Ambiental (Gema), que desenvolve desde então uma série de ações e projetos para diversos públicos da cidade.

Cidade pioneira no ABC na criação de uma Política Municipal de Educação Ambiental

A Gema participou da coordenação do trabalho de construção da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André – PMEA (Lei 9.738/2015), sendo que Santo André foi a primeira da região a adotar uma legislação específica para área, em conformidade com leis federais e estaduais que regulamentam a questão.

hendu.png
hendu 5.png

PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO

 04.02

manhã e

tarde

FÉRIAS NO PARQUE DO PEDROSO

EXPEDIÇÃO PEDROSO

Por meio de uma série de jogos e brincadeiras as crianças e seus responsáveis desbravarão o Parque do Pedroso, conhecerão sua rica fauna e flora e aprenderão a importância de preservação da Mata Atlântica.

 

Faixa Etária: 06 a 12 anos.

 

Local: Parque Natural Municipal do Pedroso.

 

As atividades serão realizadas em 2 horários:

  • manhã: 10h-12h.

  • tarde: 14h-16h.

EM CASO DE CHUVA A ATIVIDADE SERÁ REAGENDADA!

 04.02

manhã e tarde

NATURANDO - OFICINAS ARTÍSTICAS COM ELEMENTOS NATURAIS

Série de oficinas em que as crianças e seus responsáveis utilizarão elementos naturais como folhas, galhos e sementes para fazer suas criações artísticas. Também haverá plantio e uso de tinta natural.

Idade mínima: para todas as idades.

 

Local: Parque Natural Municipal do Pedroso.

 

As atividades serão realizadas em 2 horários:

  • 10h30 às 11h30

  • 12h às 13h 

EM CASO DE CHUVA A ATIVIDADE SERÁ REAGENDADA!

Atividade em parceria com o:

 20.02

manhã

9h-12h

VIVÊNCIAS NA NATUREZA EM UM PARQUE URBANO

A visita envolverá atividades de percepção ambiental no Pq. Central, destacando a importância do contato com a natureza para a saúde.

Público: atividade aberta ao público geral e com participação dos frequentadores do CRISA (Centro de Referência do Idoso de Santo André).

 

Local: Parque Central.

 

Data: 20/02/2024 - 09h às 12

EM CASO DE CHUVA A ATIVIDADE SERÁ REAGENDADA!

 28.02

manhã

9h-12h

CONVERSA SOBRE O PARQUE DO PEDROSO E

TRILHA DA 2ª TORRE COM USUÁRIOS E FUNCIONÁRIOS DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA CRUZADO 

A ação terá como objetivo a sensibilização dos participantes sobre a importância do Parque do Pedroso e promover um momento de contato com a natureza.

Público:  esta atividade é uma parceria entre a USF Cruzado e o Semasa e é voltada para os moradores da região do Jd. Santo André/Cruzado.  Para mais informações e para se inscrever, entre em contato com a unidade de saúde.

 

Local: Parque Natural Municipal do Pedroso.

 

Data: 28/02/2024 - 09h às 12h 

DSC00552
IMG_0572
IMG_2415,2
IMG_0687 (2)
IMG_2509
DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ PARTICIPOU DAS NOSSAS ATIVIDADES
billings 2.jpg
Sobre o Pocket Curso Água e Meio Ambiente - Panorama Geral da Água

Úrsula Passos de Lima Leite

"Foi de grande valor de conhecimento. Apesar de pensar que já sabia sobre a água da Billings, a conservação de áreas de mananciais, entre outros tópicos, na realidade, não sabia tão a fundo, nem com esse olhar reflexivo.  Conhecer mais sobre todos os tópicos abordados foi uma carga educacional sem igual adquirida."

bottom of page