CURSOS E MINICURSOS PRESENCIAIS
São cursos ou minicursos presenciais que abordam aspectos teóricos e práticos de temas relevantes relacionados ao meio ambiente e temas geradores de educação ambiental. A metodologia envolve visitas monitoradas ou atividades externas em espaços de interesse ambiental do município, dinâmicas, jogos e oficinas, facilitados pela nossa equipe bem como por convidados especiais, que compartilham seus saberes, promovendo uma riquíssima troca.
São emitidos certificados e a carga horária varia de 6 a 15h.
NOVAS INSCRIÇÕES EM BREVE
CURSOS E MINICURSOS PRESENCIAIS JÁ REALIZADOS
FOTOGRAFIA E SUAS APLICAÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O minicurso foi uma parceria do Semasa com a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV), da Secretaria de Cultura de Santo André, que envolveu aspectos teóricos e práticos quanto ao potencial da utilização da fotografia como parte de processos de Educação Ambiental em diferentes espaços (escolas ou comunidades). O minicurso foi ministrado por educadoras da Gerência de Educação Ambiental do Semana, pelo cinematógrafo brasileiro Lucio Kodato e pelo Dr. Flávio Shimoda, fotógrafo, coordenador pedagógico da ELCV, pesquisador e Professor de Artes, Design e Comunicação.

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL E O CULTIVO ORGÂNICO EM PEQUENOS ESPAÇOS
O minicurso foi uma parceria do Semasa com a Urban Farm, fazenda urbana de alimentos sem agrotóxicos e adubos químicos localizada no Ipiranga, SP e abordou os impactos relacionados à alimentação e quais os caminhos e alternativas mais sustentáveis para a produção de alimentos. A parte prática foi realizada na Urban Farm, com orientações para plantio de ervas e hortaliças em pequenos espaços, além de visita monitorada.

RIOS URBANOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Santo André nasceu e cresceu às margens do Rio Tamanduateí. E o que você sabe sobre ele? Vivenciar e refletir sobre o rio urbano foi o objetivo deste minicurso, trabalhando os cursos d’água como tema gerador para educação ambiental. Foram apresentados dados sobre a qualidade das águas urbanas na região e por meio de um trabalho de campo, os participantes puderam conhecer de perto o Tamanduateí, inclusive sua nascente.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
CRIANÇA E AMBIENTE: VIVÊNCIAS NA NATUREZA URBANA
Onde está a natureza? Por que nos afastamos dela? Por que é importante estimular vivências na natureza durante a infância? Este minicurso, repleto de vivências, teve por objetivo resgatar o contato com a natureza urbana, valorizando as áreas verdes (parques, praças, quintais) como espaços de lazer e educação ambiental, oferecendo sugestões de atividades para pais, familiares e educadores realizarem com as crianças.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS: SUAS ORIGENS E IMPORTÂNCIA
O município de Santo André possui 55% de seu território em área de mananciais. Neste minicurso, o objetivo foi contextualizar histórica e geograficamente os mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, abordando também aspectos de biodiversidade e legislação, ao longo de 03 encontros, dentre os quais um trabalho de campo que percorreu toda a área de manancial de Santo André, apresentando suas peculiaridades e curiosidades.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Quais são os passos na elaboração de um projeto de educação ambiental? O que é importante considerar? Como captar recursos? Neste minicurso, composto de 05 oficinas teórico-práticas, os participantes puderam conhecer algumas metodologias e aprender na prática como elaborar um projeto em consonância com as políticas de educação ambiental.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL
O licenciamento e a fiscalização ambiental são importantes ferramentas para a gestão ambiental. Em Santo André, desde 1998 estes serviços são realizados pelo Semasa e neste minicurso os participantes puderam conhecer um pouco sobre a legislação e como funciona na prática os serviços oferecidos.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
PLANTAS MEDICINAIS: USO RACIONAL E FORMAS EFICAZES DE APLICAÇÃO DOMÉSTICA PARA DOENÇAS DE BAIXA GRAVIDADE
O que são Plantas Medicinais? Como podem ser utilizadas com segurança?
Em dois encontros, o objetivo foi desmistificar o uso dessas plantas, alertar sobre formas seguras e eficientes e conhecer algumas delas e suas aplicações. Em parceria com o Parque Escola, contou com uma visita ao horto de plantas medicinais.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
MATA ATLÂNTICA: SABERES, CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Além da biodiversidade, a cultura relacionada a Mata Atlântica foi objeto deste minicurso, que ao longo de 3 encontros abordou as principais características deste bioma, a realidade de Santo André e aspectos culturais relacionados à gastronomia, como o cambuci e plantas alimentícias não convencionais. Contou com a participação de moradores da área de mata atlântica de Santo André e com uma visita ao Parque Nascentes de Paranapiacaba para vivenciar a mata e sua biodiversidade e saberes.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
HISTÓRIA AMBIENTAL LOCAL
As transformações urbanas no território de Santo André e as mudanças da paisagem ao longo do tempo. Como esses fatores históricos impactaram o meio ambiente do município?
Traçando um panorama “ontem e hoje”, o curso abordou em 2 encontros as transformações ambientais ocorridas e as possibilidades de educação ambiental, contando com a parceria do Museu de Santo André.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS: POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E TRATAMENTO DE ESGOTO
Quais as principais fontes de contaminação das águas? Como acontece o tratamento do esgoto? Como está a situação no Brasil? E Santo André?
Essas foram as principais reflexões deste minicurso, que também contou com uma visita monitorada à Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Andreense em Santo André.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O que são Unidades de Conservação? Qual a importância? Quais os desafios para a gestão? Qual o papel da educação ambiental?
Essas foram algumas das reflexões proporcionadas por este minicurso, que em 3 encontros trouxe alguns aspectos conceituais, legais e de gestão das UCs. E por meio de duas visitas de campo (Parque Natural Municipal do Pedroso e Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba), os participantes puderam conhecer de perto as duas unidades de conservação municipais de Santo André e vivenciar a experiência da educação ambiental voltada para tais locais.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O LÚDICO
Como inserir a educação ambiental nos processos educativos de forma lúdica? Que ferramentas podem ser utilizadas?
De forma dinâmica e prática, o minicurso apresentou a relação entre a linguagem lúdica e a educação, com enfoque na educação ambiental, apresentando exemplos reais e uma série de dinâmicas e jogos. No segundo encontro, um Caça ao Tesouro Ambiental no Parque do Pedroso, importante Unidade de Conservação do município.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE
Quais os impactos do nosso modo de vida na saúde do planeta? Consumo consciente é possível? Quais são as alternativas?
Este minicurso teve por objetivo sensibilizar e estimular a reflexão crítica sobre a importância de se repensar nossos hábitos de consumo, trazendo informações acerca dos impactos causados ao meio ambiente e a nossa saúde. A visita ao Aterro Sanitário Municipal de Santo André tem destaque nesta formação, que também possibilitou aos participantes colocar em prática uma ferramenta de educação ambiental, a feira de trocas.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS
Qual o panorama geral da água? Existe água para todos?
O minicurso trouxe um panorama geral da água, do global ao local, trazendo temas como escassez hídrica, água virtual, produção, captação e tratamento, dentre outros assuntos, estimulando a reflexão acerca deste importante recurso natural e como serve de tema gerador para educação ambiental no âmbito formal e não formal. Como forma de enriquecer a experiência, uma visita de campo à estação de tratamento de água – ETA Guarará, então operada pelo Semasa.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):
ÁREAS VERDES URBANAS COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
É preciso sair das cidades para vivenciar experiências educativas em áreas verdes? Como os espaços verdes urbanos podem ser aproveitados para a educação ambiental? Quais são eles? E que importância têm?
Este minicurso apresentou um pouco sobre as áreas verdes urbanas de Santo André, que foram objetos de reflexão, além de vivências na natureza e percepção ambiental no Parque Central complementando a discussão.
Facilitação (clique no nome para acessar o minicurrículo):