DICA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER
OLÁ GALERINHA HENDU
Você já ouviu falar no Dia Internacional da Mulher?
Há muitos anos as mulheres não podiam realizar certas atividades como trabalhar fora de casa, votar ou estudar. Elas tinham menos direitos que os homens. Mas por que? Você sabe?
Simplesmente porque eram mulheres.
Quando elas começaram a praticar algumas dessas atividades, ainda havia alguns problemas.
Foi o caso de uma fábrica de camisas, que ficava nos Estados Unidos, as mulheres trabalhadoras desse lugar, realizavam os mesmos serviços que os homens, durante o mesmo tempo - 14 horas por dia, mas os seus salários eram menores.
Imagina que você entra na escola às 6 horas da manhã e só pode sair de lá às 8 horas da noite... Se você for um menino e fizer todas as tarefas solicitadas pelos professores ganhará uma barra de chocolate. Mas se for uma menina e fizer as mesmas tarefas ganhará apenas um pedaço. Acha que está certo?
Para você entender melhor como acontece a diferença de tratamento entre mulheres e homens, assista o vídeo a seguir:
Fonte: Experimento Social - Desigualdade financeira entre homem e mulher, Escola do Futuro 2018. Ver no Site Oficial.
Pois é! Isso acontecia naquela fábrica. Então as mulheres resolveram entrar em greve pedindo que as condições de trabalho fossem melhores e que elas fossem tratadas da mesma maneira que os homens.
Mas esse movimento realizado pelas mulheres, na luta pelos seus direitos, terminou de maneira triste, ocorreu um incêndio na fábrica.
Então o DIA INTERNACIONAL DA MULHER - comemorado dia 08 de Março - surgiu a partir daí, para homenagear as ações dessas mulheres na busca pelos seus direitos.
Afinal, é justo que meninas e meninos sejam igualmente tratados, você não acha?
Existem mulheres próximas a você que realizam muitas atividades importantes no seu dia a dia, incluindo aquelas que se preocupam e ajudam a conservar o meio ambiente. Sua mãe, sua tia, sua avó, uma amiga. O que elas fazem?
Vamos conhecer outras mulheres que desenvolveram iniciativas importantes para a sua comunidade?