top of page

?

?

?

?

VOCÊ SABIA ?

RESÍDUOS SÓLIDOS

Primeiro vamos entender o que significam os termos:

RESÍDUO: significa restante, aquilo que sobra de um produto utilizado.

SÓLIDO: significa o estado físico de um material.

Mas, o que são os resíduos sólidos?

Resíduo Sólido é todo material que resta de uma atividade humana. O resíduo sólido é resultado dos produtos e dos serviços que os seres humanos utilizam.

casca-de-banana-removebg-preview.png

Quando você come uma fruta, como a banana, o que sobra? A casca, certo?

Então a casca é o resíduo sólido gerado quando você se alimenta dessa fruta. 

cardboard-box-removebg-preview.png

Quando você compra um aparelho eletrônico, como um vídeo game, o que sobra? Muitos materiais, como o papelão onde o produto vem embalado.

Então a embalagem de papelão é um resíduo sólido gerado.

Muitas pessoas utilizam a palavra LIXO para mencionar os resíduos que são gerados em suas atividades.

Lixo é um termo popular, muito utilizado para dar nome a um material que após ser utilizado será descartado, não servirá mais para nenhuma atividade. 

Resíduo é um termo técnico, especial, que está relacionado a todo material que sobra de uma atividade humana, que após ser utilizado ainda poderá ser aproveitado para outras finalidades. 

 

Os resíduos sólidos podem ser classificados de diferentes maneiras. 

A classificação quer dizer a qual classe ele pertence, qual tipo de material ele é considerado.

Quando falamos em decomposição, por exemplo, eles podem ser classificados como biodegradáveis ou não biodegradáveis.

Biodegradáveis são os resíduos que conseguem se decompor facilmente na natureza, o que acontece quando está disposto no ambiente, em contato com microrganismos, como fungos e bactérias. Geralmente, são resíduos de origem animal ou vegetal, como fisiológicos, folhas, galhos e restos de comida.  

Não são biodegradáveis, ou seja, não se decompõem naturalmente, que demoram muito tempo para passar por esse processo, são resíduos como vidros, plásticos e latas de alumínio. 

 

Quando falamos em destinação, para onde vão os resíduos que são gerados, eles podem ser classificados como úmidos e secos - são os tipos mais comuns produzidos nas residências.

Qual tipo de resíduo é uma casca de banana?

Qual tipo de resíduo é uma embalagem de papelão?

ATENÇÃO! Úmido não significa que os resíduos estejam molhados! Úmidos são os resíduos orgânicos.

A casca da banana é um resíduo úmido.

Os ÚMIDOS são os resíduos orgânicos, naturais, gerados especialmente nas atividades domésticas, naquelas ações que praticamos em nossas casas. Como as cascas de frutas que sobram quando nos alimentamos, ou o papel higiênico utilizado quando usamos o banheiro. Esses materiais são facilmente decompostos na natureza.

A caixa de papelão é um resíduo seco.

Os SECOS são os resíduos recicláveis, eles são derivados de materiais produzidos pela indústria, como a garrafa plástica de água, o papel das folhas do caderno, o vidro dos copos e o metal das latinhas de bebidas. Esses materiais, por serem produzidos por meio de processos químicos, demoram muito mais tempo para se decompor.

ATENÇÃO! Secos não significa que os resíduos precisam estar secos. Secos são os materiais considerados recicláveis.

 Mas o que devemos fazer com os resíduos mais gerados em nossas casas, como os resíduos úmidos e secos?

Em primeiro lugar, devemos separá-los da maneira certa, é preciso participar da Coleta Seletiva.

COLETA: os coletores que trabalham nos caminhões, passam nas ruas recolhendo os resíduos que deixamos nas lixeiras das calçadas. 

SELETIVA: é a separação dos resíduos de maneira correta, entre úmidos e secos. 

Em Santo André, os resíduos úmidos e secos são recolhidos por caminhão próprio, em dias diferentes da semana. Geralmente, três dias para a coleta dos úmidos e um dia para a coleta dos secos. Para saber em quais dias os caminhões passam em cada bairro é necessário consultar a informação no site do Semasa:

Devemos realizar a separação adequada entre úmidos e secos, antes de encaminhar para o destino apropriado.

 

Então, para onde serão encaminhados esse material que separamos na coleta seletiva?

 

Os resíduos sólidos não podem ser descartados em qualquer local. O processo de decomposição dos resíduos libera produtos que podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Vamos conhecer um pouco sobre a destinação, ou seja, para onde devem ser destinados os resíduos.

Existem diferentes alternativas, para a destinação do resíduo úmido, as mais utilizadas são:

 

COMPOSTAGEM - é uma maneira de reciclar parte dos resíduos úmidos, de transformá-los em outro material. Na compostagem ocorre o processo de decomposição acelerada dos resíduos, eles são submetidos a condições que controlam a umidade, a temperatura e o nível de oxigênio do local, para que os microorganismos possam se desenvolver e auxiliar na decomposição. Resíduos que podem ser encaminhados para a compostagem: cascas de frutas e de ovos, sementes, restos de legumes e verduras, borra de café, pacotinhos de chá e restos de podas (pequenas folhas e galhos secos).

 

ATERRAMENTO - é o processo de tratamento final dos resíduos que deve acontecer em um local apropriado, chamado de Aterro Sanitário. Nesse lugar, os resíduos úmidos são recebidos e adequadamente aterrados (cobertos por terra) para que possam se decompor sem causar poluição ao meio ambiente. Os resíduos mais comuns que devem ser encaminhados para o aterro sanitário, são aqueles considerados rejeitos, como: papel higiênico, fralda descartável, fezes de animais domésticos, sobras de alimentos cozidos e temperados.

Para os resíduos secos, também há mais de uma possibilidade a ser utilizada:

 

REUTILIZAÇÃO ou REAPROVEITAMENTO - acontece quando utilizamos mais de uma vez um material, aproveitando para diferentes atividades. Uma garrafa plástica pode ser aproveitada mais de uma vez para guardar a sua água.

 

RECICLAGEM - é o processo de transformação de um material em outro produto. Os resíduos secos são processados e transformados em matéria prima para a produção de novos materiais, ou até mesmo de novos produtos.

Por enquanto, compreendemos que:

  • Resíduo Sólido - é todo material resultante de uma atividade humana;

  • Existe uma diferença entre as palavras lixo e resíduo;

  • Os resíduos são classificados em diferentes categorias, como secos e úmidos;

  • Participar da Coleta Seletiva é realizar a separação correta antes do descarte;

  • Existe a destinação final adequada para os resíduos produzidos, eles não podem ser descartados ou encaminhados para qualquer lugar.

kids_cleaning_beach_07.jpg
33139.jpg

Os resíduos secos/recicláveis podem levar de 06 meses até 1000 anos para se decompor no ambiente, dependendo do tipo de material:

Papel ou Papelão - até 06 meses

Plástico - aproximadamente 400 anos

Metal - aproximadamente 200 anos

Vidro - até 1000 anos.

CURIOSIDADE

Há também aqueles que são considerados:​Rejeitos - são os resíduos que não possuem mais utilidade, eles não podem ser aproveitados para nenhuma finalidade. São exemplos os papéis higiênicos usados e as fraldas descartáveis.  ​Perigosos - são os resíduos que podem causar danos à saúde dos seres vivos e ao meio ambiente. Eles podem contaminar o solo, a água e o ar, por causa dos materiais químicos existentes em sua composição. São exemplos as pilhas, as baterias e o óleo de cozinha.

many-kinds-garbage-were-collected-dark-floor.jpg

CURIOSIDADE

os resíduos orgânicos levam em média entre 02 e 12 meses para se decompor na natureza.

vista-superior-do-conceito-de-lixeira.jpg

CURIOSIDADE

No município de Santo André, há uma Central de Tratamento de Resíduos.Para este local são encaminhados os resíduos domésticos gerados na cidade, tanto os úmidos quanto os secos, além de outros tipos. Falaremos, especialmente, sobre a nossa Central de Tratamento na próxima oportunidade.Até o momento, você já observou diversas informações sobre os resíduos.

Veja o tempo de decomposição de alguns materiais:

ODS 12 para crianças. Consumo e Produção Responsáveis.

Ver no site oficial.

VOCÊ SABIA?

Até breve, EQUIPE

hendu.png
bottom of page