SOBRE O PROJETO
"Água, Câmera e Ação" é um Projeto de educomunicação do Semasa, que visa a sensibilização e formação socioambiental, por meio do audiovisual.
O Projeto será desenvolvido a partir de uma metodologia essencialmente prática e participativa, baseada nas diferentes realidades do município de Santo André (macrozona urbana e macrozona de proteção ambiental), criando condições para que os jovens possam participar ativamente das experiências de aprendizagem sobre as questões ambientais e os recursos hídricos na cidade, de acordo com as suas percepções e vivências e ao mesmo tempo valorizando as especificidades de cada local.
O recurso pedagógico central será a educomunicação socioambiental com foco na linguagem audiovisual. A partir de conceitos sobre roteiro, produção, fotografia, som, montagem e edição, os jovens participantes do projeto criarão seus próprios vídeos abordando questões relativas ao valor da água na vida de cada um e de suas comunidades. A câmera de vídeo será uma ferramenta de criação para uma nova atitude criativa, crítica e envolvida com as questões socioambientais.
OBJETIVO
O objetivo principal é a sensibilização e o estímulo ao protagonismo juvenil na conservação dos recursos hídricos.
RESPONSÁVEIS PELO
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
"Água, Câmera e Ação" é desenvolvido pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, na cidade de Santo André, com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
Módulo
1
Percepção ambiental, educomunicação e o audiovisual.
Envolverá a utilização de novas tecnologias, elementos específicos da linguagem audiovisual e sensibilização socioambiental, abordando, entre outros temas, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS e suas dimensões (social, econômica, ambiental e institucional).
Módulo
2
Recursos hídricos, sensibilização ambiental e linguagem
cinema-documentário.
Aprofundamento dos temas socioambientais e da linguagem audiovisual.
Roteiro, direção, produção, gravação, edição, exibição e muito mais!
Módulo
3
Empreendedorismo digital.
Tem como base de estudo o empreendedorismo digital, com foco na economia criativa e circular.
Prevê ainda a elaboração de um plano de negócios do projeto "Água, Câmera e Ação" e seus produtos culturais.
Além das formações, serão realizados Cine-debates, e mostras dos filmes nas áreas da cidade de Santo André.