ÁGUA, CÂMERA
E AÇÃO
Foi um Projeto desenvolvido pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O objetivo principal foi a sensibilização e o estímulo ao protagonismo juvenil na conservação dos recursos hídricos.
O Projeto foi desenvolvido a partir de uma metodologia essencialmente prática e participativa, baseada nas diferentes realidades do município de Santo André (macrozona urbana e macrozona de proteção ambiental), criando condições para que os jovens pudessem participar ativamente das experiências de aprendizagem sobre as questões ambientais e os recursos hídricos na cidade, de acordo com as suas percepções e vivências e ao mesmo tempo valorizando as especificidades de cada local.
O recurso pedagógico central foi a educomunicação socioambiental com foco na linguagem audiovisual. A partir de conceitos sobre roteiro, produção, fotografia, som, montagem e edição, os jovens participantes do projeto criaram seus próprios vídeos abordando questões relativas ao valor da água na vida de cada um e de suas comunidades. A câmera de vídeo foi uma ferramenta de criação para uma nova atitude criativa, crítica e envolvida com as questões socioambientais.
Para acessar todos os vídeos produzidos acesse www.semasa.sp.gov.br/aca