Palestras e Cinedebates
PALESTRAS
Nossa equipe atende os mais variados públicos, desde a comunidade escolar, organizações diversas, empresas até reuniões de condomínio.
O bate-papo tem duração média de uma hora e meia e para sua realização há a necessidade de uma sala com o menor ruído possível, baixa luminosidade para melhor qualidade da projeção dos slides e tomada para os equipamentos.
Idade mínima: 15 anos
Para agendar, entre em contato com a nossa equipe via e-mail ou telefone.
Veja a seguir os temas disponíveis.
Água e meio: panorama geral
O bate-papo tem o objetivo de despertar a reflexão sobre o panorama geral da água, partindo de uma escala global para a escala local. Começando pelos desafios mundiais frente às diferenças no acesso à água, passando pela situação dos recursos hídricos no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo. Numa escala local, são abordadas as peculiaridades no município de Santo André, com sua rica rede hidrográfica, invisível na área urbana e brotando da terra em suas áreas de manancial e Unidades de Conservação. Temas como pegada hídrica, água virtual e a importância de um tratamento de água adequado são tratados.
Alimentação Sustentável
Quais são os impactos ambientais relacionados à nossa alimentação? É possível estabelecer caminhos mais sustentáveis? Agropecuária, indústria alimentícia, sistemas agroflorestais, PANC, Slow Food, dentre outros temas são reflexões trazidas por esta conversa.
Bem-me-quer: vivenciando a natureza na infância
Existe idade para a sensibilização ambiental das crianças? Como as vivências na natureza contribuem neste processo? Qual a importância desta aproximação para a saúde, educação e formação das crianças?
O nosso modo de vida atual vem diminuindo o contato com a natureza. Especialmente no contexto urbano, as crianças ficam mais confinadas e são privadas do livre brincar na natureza. Com muita leveza e poesia, este bate-papo procura trazer uma reflexão sobre a importância das vivências na natureza para as crianças, e por que não, para os adultos também!
Consumidores ou cidadãos? A sociedade de consumo e as novas tendências de economias: circular, colaborativa e compartilhada
Nossos recursos naturais são finitos, e o modelo predatório de extrair, produzir, consumir e jogar fora está se tornando insustentável. Você já parou para pensar em como nossos hábitos de consumo podem impactar o planeta? Existem alternativas e tendências mais sustentáveis?
Estas são as reflexões trazidas por este bate-papo, sensibilizando o participante para o papel que ele deseja desempenhar na sociedade, o de consumidor ou o de cidadão?
De flor em flor: a importância dos polinizadores
A polinização está relacionada com a produção de alimentos e com a manutenção de diversas espécies vegetais. Porém, tem sido ameaçada pelo desmatamento, uso de agrotóxicos e mudanças climáticas. Como tudo está interligado na natureza, a diminuição do número de polinizadores pode causar um grande desequilíbrio ambiental. Essa é a temática abordada nesta conversa.
Educação Ambiental e o Lúdico
O que representa o termo ludicidade para você?
Como relacionar práticas educativas que sejam essencialmente lúdicas, com as questões ambientais?
Há um número incontável de possibilidades.
E a intenção desse bate-papo é explorá-las nas mais distintas formas, falando sobre o lúdico, sobre educação, sobre meio ambiente, sobre necessidades e potencialidades.
Emergência climática: é agora?
O bate-papo busca sensibilizar os participantes quanto à problemática das mudanças climáticas, sua origem, consequências e ações necessárias para sua mitigação.
Mata Atlântica: encantos, desafios e oportunidades
A Mata Atlântica está mais perto do que você imagina. Que tal conhecer um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e refletir sobre a importância da sua conservação?
O objetivo deste bate-papo é mostrar a beleza e os encantos deste bioma, seus desafios, oportunidades e um panorama sobre o que ainda resta dele e por que sua conservação é de extrema importância.
Poluição das águas: vamos falar do esgoto?
O despejo de esgoto não tratado nos corpos hídricos causa poluição, contaminação e acarreta uma série de problemas ambientais e de saúde. Todos já ouviram falar que água é saúde. Ou seja, investimentos na conservação da água, sendo um deles a ampliação da coleta e tratamento de esgoto, impactam positivamente no setor de saúde, trazem benefícios econômicos e ao meio ambiente. Mas como está a gestão do esgoto no mundo, no Brasil, nas grandes cidades? Estamos dando a devida importância a este tema? Estas são as perguntas e reflexões proporcionadas por este bate-papo.
O lixo nosso de cada dia
Você já pensou em quanto lixo produz? Para onde vai? Quais são seus impactos?
Nada mais humano do que o lixo. Somos os únicos seres vivos que, ao longo de nossas vidas, deixamos uma série de resíduos não naturais que se acumulam no planeta. Este bate-papo traz muitas informações sobre este tema e reflexões sobre as possibilidades de reverter esta lógica.
Rios urbanos: curiosidades e reflexões
Esta conversa tem como objetivo despertar o interesse sobre nossos rios, companheiros do nosso cotidiano, muitas vezes esquecidos e invisíveis. A ideia é refletir sobre eles, sua importância, seus problemas e possíveis soluções, trazendo curiosidades e sensibilizando o olhar de cada participante.
Compostagem: a transformação do lixo em vida
Cerca de metade dos resíduos produzidos em uma casa é composto por matéria orgânica. Será que é possível dar uma destinação mais adequada a este tipo de resíduo e diminuir o volume de lixo enviado aos aterros sanitários?
A compostagem doméstica, processo biológico que acelera a decomposição dos resíduos orgânicos para transformá-los em adubo e sua importância são os temas deste bate-papo, que também traz instruções e dicas de como construir uma composteira caseira!
Cinedebates
Exibição dos curtas-metragens produzidos no projeto Água, Câmera e Ação seguida de debate.
"Água, Câmera e Ação" foi um projeto de educomunicação do Semasa, que visou a sensibilização, o estímulo ao protagonismo juvenil e a formação socioambiental para a conservação dos recursos hídricos de jovens moradores de Santo André por meio do audiovisual.
Todos os vídeos em maior ou menor escala têm como temática os recursos hídricos. Para acessar o site do projeto, clique aqui.
Para acessar as sinopses dos vídeos, clique aqui.
A atividade tem duração média de 2 horas e para sua realização há a necessidade de uma sala com o menor ruído possível, baixa luminosidade para melhor qualidade da projeção e tomada para os equipamentos.
Idade mínima: 15 anos
Para agendar, entre em contato com a nossa equipe via e-mail ou telefone.